Sobre


Mia San Mia

Uma das minhas lembranças mais remotas sobre o futebol é estar sentada no sofá da sala na companhia de meu pai com o rádio ligado bem colado no ouvido (quando era jogo do Fluminense) ou só com a televisão ligada mesmo (quando era alguma partida de futebol internacional). Sempre prestava a atenção, apesar de no início não entender muito bem. Com o tempo, fui pegando o jeito. Meu irmão me explicava muitas coisas durante os nossos mini campeonatos de futebol de botão (futebol de mesa). E quando estávamos de férias, nós jogávamos bola no quintal da minha avó. Pés descalços, cimento, bolhas nos pés. Era sempre assim e eu não reclamava.


Fui crescendo e descobrindo que não é tão fácil jogar durante a Educação Física. Ou se ficava sentada discutindo sobre novela ou iria se aventurar a jogar com os meninos. Eu preferia a segunda opção, já que eu sempre jogava no time do meu irmão. Sim, eu tenho um irmão gêmeo. Estudamos juntos desde sempre até o terceiro ano do ensino médio. E por falar em ensino médio, foi aí que a coisa ficou melhor.


Conheci mais duas pessoas e nos tornamos grandes amigos. Antes, era eu, meu irmão e um amigo nosso. Agora, cinco. Já dava um time de futsal. E esse era o nosso, na maioria das vezes. Três tricolores, uma vascaína e um são paulino. Essa era a nossa escalação. E com ela, já chegamos até a marcar pelada nos finais de semana.


Durante os intervalos das aulas (ou até durante mesmo), discutíamos sobre a rodada do Brasileirão, campeonatos internacionais... mas não pense que falávamos só sobre futebol: na nossa lista incluía também filmes e animação japonesa. E fazíamos isso jogando poker, ou qualquer outro jogo de baralho.


Agora minhas partidas de futebol se resumem a Fifa World ou Fifa 13 e jogos pela televisão, ora pelo campeonato alemão, ora pelo brasileiro. Pretendo acompanhar outros, mas por enquanto só simpatizo com alguns times. E foi assim que começou com o Bayern de Munique.


Sei o que significa "Mia san mia" e uso em (quase) todos os lugares. Esse lema, em bávaro, dá para ser usado por qualquer torcedor fanático, independente do time. "Nós somos o que somos", é o que significa. É claro que nenhum Borussia Dortmund irá usar esse lema por questões de rivalidade. Mas tenho certeza que qualquer torcedor tem orgulho do seu clube do coração, independente de posição na tabela. Além disso,  esse amor é o único caso de amor verdadeiro que conheço. E é por essas e tantas outras razões que amo o Fluminense e tenho um amor à distância pelo Bayern de Munique.



Caroline é graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Ufes

Este blog foi criado no final de julho de 2014 por uma torcedora do Bayern de Munique para dar seus pitacos sobre o futebol alemão.


Página inicial